segunda-feira, 4 de julho de 2016

De 25 a 27/08 ♥ XXI Congresso Paulista de Obstetrícia e Ginecologia ♥




O Maior e mais Importante encontro científico do calendário da Ginecologia e Obstetrícia da América Latina se aproxima. O XXI Congresso Paulista da SOGESP será na capital paulista, no Transamérica Expo Center, de 25 a 27 de agosto. Estarão em pauta todas as novidades da especialidade, além de uma revisão integral para a boa prática clínica e cirúrgica da tocoginecologia.

“A Comissão Científica trabalha na programação desde novembro do ano passado. Dedicamo-nos por muito tempo e de forma intensa, considerando a importância à Associação e à classe. Sem dúvida, nosso projeto é baseado em criar um acontecimento forte, contribuindo para a valorização e o desenvolvimento dos médicos”, afirma Luciano Pompei, Coordenador Científico de Ginecologia da SOGESP e do Congresso.

Segundo Rossana Pulcineli, Coordenadora Científica de Obstetrícia da SOGESP e do Congresso, será dada especial atenção às infecções responsáveis pela prevalência de morte materna e neonatal.

“Também abordaremos a assistência ao parto e humanização, além de avaliação fetal. O foco é preparar o médico para realizar o pré-natal dessa gestante, sabendo lidar com as questões frente a um diagnóstico de má formação, por exemplo”, informa.

O aporte científico do Congresso continuará rico, centrado em estratégias para proporcionar ensino e aprendizado. Sua coordenação geral é do dr. Geraldo Rodrigues de Lima, Diretor Científico da SOGESP, e contará com Top Temas, Debates Informais, Sessões Interativas, Fóruns, Apresentação de Temas Livres e Recomendações SOGESP.

“Preparamos mais de 380 horas de atividade”, adianta Paulo Giraldo, presidente da SOGESP. “Serão doze salas com aulas simultâneas, em um espaço de 3.500m2”.

Por meio da Agenda Personalizada do Congressista (APC), os participantes poderão programar com antecedência os assuntos de maior interesse para sua prática diária e garantir vaga.

“Com o APC, será possível interagir e mudar de palestra durante o encontro; além de conferir posteriormente tudo o que for apresentado nos 3 dias de trabalhos, pois tudo será gravado e disponibilizado em nosso site, assim como nas edições anteriores”, reforça Giraldo.

Na edição 2015, o coquetel de abertura foi embalado pelo som da Banda Cover dos Beatles. Para este ano, haverá uma empolgante surpresa.


Recorde

Meses antes do início oficial dos trabalhos, O Congresso SOGESP 2016 já registrou um recorde digno de comemoração: o maior número de inscrições de trabalhos científicos de toda história. Foram 538 agora, contra os 427 submissões de 2015.

“Temos um Congresso grandioso, em termos de participação e de nível altíssimo. Diante de tantos predicados, e com uma comissão examinadora tão competente, o trabalho aceito já é um motivo de distinção”, pondera Luciano Pompei, coordenador científico de Ginecologia da SOGESP e do Congresso. “Já vínhamos, nos últimos anos, nos deparando com um resultado satisfatório; esperávamos um número expressivo de participantes, mas superou todas as nossas expectativas”.

No Congresso, no dia 26, haverá duas sessões específicas para os temas livres, com os Melhores Trabalhos Científicos em Obstetrícia e em Ginecologia. Após a apresentação em pôster, os dez melhores trabalhos originais, as duas melhores iniciações científicas e os dois melhores relatos de casos serão expostos, concorrendo a prêmios em dinheiros e, as demais categorias, a menção honrosa.


Curso Pré-Congresso

A manhã do primeiro dia, 25 de agosto, será preenchida pelos tradicionais Cursos Pré-Congressos (CPC). Entre os temas, Rossana Pulcineli destaca o Curso Prático de Assistência ao Parto, novidade no Congresso, que coordena ao lado de Silvana Maria Quintana, 2ª Secretária da SOGESP; Vera Borges, Professora da UNESP de Botucatu; e Elaine Moisés, Professora Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto da USP.

“Traremos assuntos de interesse e impacto do cotidiano profissional, visando abordar conceitos, técnicas de manejo e treinamento de procedimentos durante as práticas propostas. De maneira dinâmica e interativa, dentro de cenários desafiadores, buscaremos consolidar protocolos assistenciais baseados em evidência científica”, antecipa Elaine Moisés.

Ela ainda destaca os temas escolhidos para esta primeira edição: abordagem humanizada do parto; manejo de hemorragias puerperais graves; assistência ao parto pélvico; parto instrumentalizado; condutas para correção de distocia de ombro e; correção de traumas perineais.

“A estruturação do conhecimento teórico de um tema é potencializada quando complementada pelo treinamento prático. O Congresso inova nesse sentido, ao transformar palestras em situações de práticas simuladas”.


Top Temas

Quanto às aulas, Pompei garante que o conteúdo é extenso, a fim de cobrir todas as áreas da GO. “Traremos sempre palestrantes de primeiríssima linha, que se dedicam e estudam muito os temas expostos. O objetivo é proporcionar atualização de alto nível para que os médicos possam empregar em sua rotina no consultório, no atendimento diário às pacientes”.

Atenção especial aos Top Temas. Durante os três dias, serão 69 atividades, caracterizando-se por apresentação curta, justamente para aproveitar melhor as discussões. O esquema será semelhante aos do CPC, dividindo-se em módulos.  

O primeiro Top Tema será sobre Medicina Fetal na Assistência Pré-Natal, com seminários sobre rastreamento para anomalias fetais; avaliação ultrassonográfico na gestação inicial; benefícios e limitações do ultrassom morfológico de segundo trimestre; diagnóstico de alteração fetal: a comunicação da notícia; e avaliação do bem estar fetal no terceiro trimestre.

Com abordagem ampla, haverá debates sobre osteoporose; importância do profissional no tratamento do câncer genital; papel do ginecologista na infância e adolescência; mitos e evidências científicas em aleitamento materno; sintomas de alteração na mama; atualização em infertilidade conjugal; uroginecologia; distúrbios sexuais; drogas na gravidez; atualização em aborto espontâneo repentino; diabetes mellitus na gestação; entre outros.

Com o intuito de oferecer aos ginecologistas e obstetras informações atualizadas acerca do Zika Vírus, um dos Top Temas será destinado especialmente à esta problemática. Aspectos epidemiológicos; diagnóstico, seguimento pré-natal e ultrassonográficos; avaliação do recém-nascido; abortamento; e desafios para a reprodução assistida serão temas das palestras, que contarão com especialistas renomados para esclarecer todas as dúvidas.


Debates Informais

Haverá também 24 debates informais, nos quais o próprio congressista poderá expor suas experiências. Serão estimuladas discussões sobre humanização da parturição; judicialização da medicina; endometriose; sutura sistemática do parto vaginal; perda gestacional de repetição; doenças mamárias; terapêutica sexual; e restrição do crescimento fetal tardia.





FÉLICITATIONS & SUCCÈS !!!



Nenhum comentário:

Postar um comentário