domingo, 4 de outubro de 2015

♥ Evento trouxe Novidades sobre Assistência Farmacêutica e Farmacoeconomia‏ ♥



Mais de 700 profissionais foram conhecer e debater as novidades do evento que aconteceu em Salvador




Os dez anos de Política Nacional de Assistência Farmacêutica foram comemorados em Salvador na terceira edição do Fórum Brasileiro sobre Assistência Farmacêutica e Farmacoeconomia (FAFF). O evento que teve como tema a “Ampliação e Qualificação do Acesso a Medicamentos no Brasil” contou com mais de 700 pessoas inscritas, que participaram de uma extensa programação entre os dias 20 e 23 de setembro no Hotel Othon. Nesta edição teve destaque o Prêmio de Melhor Trabalho Científico, que estimula a produção científica nas áreas de Assistência Farmacêutica, Avaliação de Tecnologia da Saúde e Farmacoeconomia.


Um ponto alto foi à palestra do Secretário de Estado Adjunto do Ministério da Saúde de Portugal, Rui Portugal. A autoridade falou sobre o tema central do FAFF: “Ampliação e Qualificação do Acesso a Medicamentos no Brasil”. Também estiveram presentes o farmacêutico espanhol Angel Sanz Granda e o economista português João Pereira, Gabriela Tannus Branco de Araújo, membro da International Society for Pharmacoeconomics and Outcomes Research (ISPOR), Gerson Antônio Pianettis, doutor pela Université de Paris XI em Ciências Farmacêuticas e Giácomo Balbinotto Neto, membro da ISPOR (Chair-elect of the Publications Committee) e do Conselho Editorial do Jornal Brasileiro de Economia da Saúde.


Entre as conferencias, destaque para a última, que aconteceu no dia 23/09, “Ampliação e Qualificação do acesso a medicamentos em oncologia: avanços e desafio”. A programação também contou com debates sobre “Seleção de Medicamentos: Listas, Formulários, Rename e Protocolos Clínicos como Estratégias de Qualificação da Saúde”, e “O papel das Redes de Atenção a Saúde na ampliação e qualificação do Acesso a Medicamentos no Brasil e no Exterior”.

Foram contemplados temas como o financiamento, regulação, redes de atenção à saúde, complexo industrial da saúde, parcerias público-privadas, acesso a medicamentos na atenção primária á saúde, sistemas de informação de saúde, farmacoeconomia, avaliação de tecnologias em saúde, Direito Sanitário, componente especializado da assistência farmacêutica, specialty pharmacy, Saúde Suplementar, monitoramento do horizonte tecnológico e polos de infusão de medicamentos biológicos.



O FAFF contou com uma série de debates sobre os impactos da política na ampliação do acesso a medicamentos para população brasileira e nos mecanismos de qualificação deste acesso tanto no setor público quanto privado. Com o apoio da Organização Pan-Americana de Saúde, Agência Nacional de Vigilância Sanitária, Ministério da Saúde e da Universidade Federal da Bahia o evento dez uma ampla reflexão sobre a importância da Política de Assistência Farmacêutica no cenário atual do Brasil.

Os debates aprofundaram o conhecimento sobre o tema e o impacto deles na ampliação e qualificação do acesso a medicamentos no Brasil. Se destacaram mesas como “Qualificação do acesso a medicamentos para o tratamento da esclerose múltipla”, “Acesso a medicamentos no brasil – avanços e perspectivas”, “financiamento da saúde, regulação do mercado e modelos de gestão no setor público e privado” e “Aquisição de medicamentos no setor público e no setor privado brasileiro”.



Entre os cursos, foram vistos temas como “Introdução a Farmacoeconomia”, “Introdução na avaliação de tecnologias em saúde”, “Análise de impacto orçamentário na área de saúde e da assistência farmacêutica”, “Análise de Decisão Saúde” e “Avaliação de Custo – Efetividade”.

O evento teve como coordenador organizador e cientifico Lindemberg Assunção Costa. Presidente do Fórum de Assistência Farmacêutica e Farmacoeconomia, Assunção possui graduação em Farmácia e especialização em Farmácia Hospitalar pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (1992). Tem mestrado em Medicina e Saúde na área de epidemiologia clinica pela Universidade Federal da Bahia (2005). Atualmente é professor assistente da Faculdade de Farmácia da Universidade Federal da Bahia. Desenvolve pesquisas nas áreas de Assistência Farmacêutica, Farmácia Hospitalar, Atenção Farmacêutica e Farmacovigilância.





FÉLICITATIONS !!!



Nenhum comentário:

Postar um comentário