2 de Julho – A carta de alforria
Cleise Furtado Mendes lança livro na Saraiva do Shopping Barra, no próximo dia 3 de dezembro
Um pouco mais sobre a história da “independência” da Bahia poderá ser visto no mais recente livro de Cleise Furtado Mendes. Participante da Academia de Letras da Bahia, a autora transcreve em linguagem teatral um dos episódios mais marcantes do Brasil. A publicação, editada pela Caramurê e com o patrocínio do Banco Capital será lançada no próximo dia 3 de dezembro, a partir das 19 horas, na Saraiva do Shopping Barra.
“Quando se fala da independência do Brasil, as escolas continuam dando mais ênfase ao grito do Ipiranga e ao 7 de setembro, se esquecem da história da Bahia”, revela Cleise quando fala do porquê de escrever esta publicação. “Escrevi o texto para um espetáculo que foi contracenado no Terreiro de Jesus. Na época, fiquei impressionada com o grande interesse do público por estes fatos históricos”, completa a autora. “Acredito que os alunos poderão usar este texto para contracenar a nossa história nas escolas”, afirmou Cleise.
O evento faz parte da Semana Caramurê de Cultura, que acontece de 02 a 12 de dezembro e todos os títulos da editora terão 15% de desconto na livraria onde a publicação será lançada. Na programação ainda consta palestra com o historiador Daniel Rebouças sobre “As paisagens da Bahia e os contrastes de um povo”, no dia 2, com o arquiteto Francisco Senna sobre “Salvador, uma iconografia através dos Séculos”, no dia 4 e Regina Campana na contação de história do livro Ana, meu avô e eu no dia 5.
Com ilustrações de Fernando Oberlaender, no livro de Cleise Mendes, o poeta Castro Alves, conta como ocorreram os fatos que podem ser considerados o marco de alforria do povo baiano. Nomes como Maria Quitéria, Maria Felipa, Joana Angélica, Corneteiro Lopes, General Labatut e outros personagens da história do 2 de julho são apresentados, além de brancos, negros, mestiços e índios anônimos que participaram do fato histórico.
“Um dos fatos mais interessantes do 2 de julho foi a guerra paralela contra a escravidão. Por isso, muitas vezes Labatut não tem o reconhecimento merecido, já que lutava pela alforria dos escravos na guerra”, afirmou a autora.
Possui graduação em Licenciatura em Letras pela Universidade Federal da Bahia (1972), graduação em Bacharelado em Estudos Literários pela Universidade Federal da Bahia (1974), mestrado em Letras e Linguística pela Universidade Federal da Bahia (1985) e doutorado em Letras e Linguística pela Universidade Federal da Bahia (2001). Atualmente é Professor Associado II da Universidade Federal da Bahia, Membro da Academia da Academia de Letras da Bahia, Conselheiro do Conselho de Cultura do Estado da Bahia e Membro de corpo editorial do Repertório Teatro & Dança. Tem experiência na área de Artes, com ênfase em Teatro.
Caramurê - Literatura voltada para o mercado local. Esse é o principal foco da Caramurê Publicações. Com grande destaque no mercado editorial baiano, a editora vem se destacando também no mercado nacional. Com isso, a editora comemora os títulos como “O sonho dos anjos – contos reunidos & inéditos”, de Ruy Espinheira Filho, As Marcas da Cidade de Aleilton Fonseca e Domingo na Praça de Neide Cortizo, 20 Canções de Amor e um Poema quase Desesperado do poeta José Carlos Capinan e Rumor das Horas de Cássia Lopes foram adotados por escolas da rede privada de Salvador. Além do livro Mestres da Gravura, que a Caramurê Publicações faz a co-edição juntamente com Fundação Biblioteca Nacional.
A editora lançou também Memorial dos Corpos Sutis e as Marcas da Cidade, de Aleilton Fonseca, Sonetos Elementais, de Florisvaldo Matos, a segunda edição de Caramujos Zumbis de Adelice Souza além dos livros Domingo na Praça, de Neide Cortizo e Água, Reflexos na Arte da Bahia de Matilde Matos. Este ano lançou uma publicação de arte chamada Salvador uma Iconografia Através dos Séculos, da mesma autora de Mestres da Gravura e uma coleção de livros infanto-juvenis intitulada “Eu Vim da Bahia” com as autoras: Adelice Souza, Ayêska Paulafreitas, Lena Lois, Mabel Velloso, Maria Antônia Ramos Coutinho e novamente Neide Cortizo.
Serviço
Lançamento
“2 de Julho – A carta de alforria”
Onde: Livraria Saraiva do Shopping Barra
Dia: 3 de dezembro (quinta-feira)
Horário: a partir das 19 horas
84 páginas
Valor sugerido: R$ 28,00
À NE PAS MANQUER !!!
Nenhum comentário:
Postar um comentário