quinta-feira, 17 de dezembro de 2015

♥ Full House organiza Mostra Ícones do Design‏ ♥

Sala de jantar por Ana Spagnuolo et Marcos Ribeiro (Arquitetura 8) – Inspiração Oscar Niemeyer



A loja de móveis e decoração Full House está, desde o dia 25 de novembro, com a Mostra Ícones do Design em seu showroom. O evento reúne sete escritórios de arquitetura e designers de São Paulo e região que homenageiam em seus espaços, dentro da loja, outros sete mundialmente famosos designers.

Entre os profissionais convidados estão Ricardo Lopez que homenageia Giusepe Scapinelli em seu espaço Urban Space; Ana Spagnolo e Marcos Ribeiro (Arquitetura 8), que trouxeram os contornos de Niemayer para a Full House no espaço Tempero Urbano; além de Marli Assis que também homenageia o grande arquiteto do Brasil – Oscar Niemayer; Barbara Dundes tem como referência Sergio Rodrigues em sua Sala de Estar Anos 50; Claudia Hipólito trabalhou em seu Hall Social com o estilo de Jean Gillon; enquanto Elaine Delegredo e Luciana Corrêa traduziram a obra de Charles & Ray Eames em Charles Eames by Decora; e Gleice Canteiro se baseia na obra do arquiteto alemão Ludwig Mies van der Rohe em sua vitrine #fullcanteirodecorar  – que ganhou contornos mais masculinos.

A loja está com os sete espaços repaginados, e totalmente fora do convencional. Todos os ambientes podem ser visitados pelo público e ficará em exposição até 25 de fevereiro de 2016.


Hall Social por Cláudia Hypolito – Inspiração Jorge Zalszupin

Polonês naturalizado brasileiro, Jorge Zalszupin diz ter buscado a arquitetura para, de alguma maneira, combater a destruição que viu em sua cidade durante a Segunda Guerra Mundial. No Brasil desde os anos 50, o arquiteto e designer de 93 anos é criador de ícones do mobiliário nacional como a Mesa Pétalas e o Carrinho de Chá. Outra peça marcante é a Poltrona Jangada, inspiração que guiou a arquiteta Cláudia Hypolito na montagem de seu ambiente para a Mostra Ícones do Design, organizado pela Full House. “Criei tudo pensando no conforto e acolhimento, sensações que a poltrona passa em seu desenho e função”, diz a profissional. Em tom neutro, o hall decorado pela arquiteta continua o paralelo com a poltrona: uma pérgola de madeira rebaixa o pé direito e dá leveza ao ambiente, assim como a estrutura delicada da criação de Zalszupin. “Para compor, o verde das folhagens e o colorido das mesas dão a alegria necessária com sutileza e elegância”, finaliza Cláudia.


Sala de Estar por Elaine Delegredo e Luciana Corrêa – Inspiração Charles Eames

Considerados uns dos grandes nomes do design de mobiliário moderno, Charles Eames trouxe um novo olhar para a produção de móveis no século 20. O artista reuniu em suas criações os grandes atributos que se procura em um móvel: elegância, simplicidade e funcionalidade. Para Charles Eames, “os detalhes não são mero detalhes, eles fazem o produto”. Estes detalhes fazem também toda a diferença no ambiente projetado pelas arquitetas Luciana e Elaine. “Charles Eames tem um estilo sério e sóbrio, porém a poltrona dele que colocamos em nosso ambiente tem os cantos arredondados – o que quebra um pouco esta sobriedade. Utilizamos couro em nosso projeto, algo comum no trabalho de Charles, mas a cor amarela que inserimos veio para quebrar a seriedade deste material, junto com o preto e branco”, afirmou a arquiteta Luciana Corrêa. 


Sala de jantar por Ana Spagnuolo e Marcos Ribeiro (Arquitetura 8) – Inspiração Oscar Niemeyer

Oscar Niemeyer é um dos principais nomes da arquitetura brasileira. Seus traços marcantes, reconhecidos pelos projetos do Edifício Copan, da Igreja da Pampulha, do Museu de Arte Contemporânea de Niterói e de tantos outros ícones, estão também na peça que serviu de inspiração para o escritório Arquitetura 8 criar seu ambiente. A Chaise Longue Rio, desenhada em 1978 por Niemeyer, dita o clima da sala de jantar criada pela dupla Ana Spagnuolo e Marcos Ribeiro. “A principal ideia era captar a atmosfera aconchegante e despojada do urbano, incorporando elementos arquitetônicos ao design e bom humor”, diz Ana. Um banco desenhado pelo escritório leva pedras e madeira de demolição e divide espaço com uma placa de 1,5 m de pedra Dekton, reforçando o contraste característico da vida urbana retratada por Oscar Niemeyer. 


Vitrine, Marli Assis – Inspiração Oscar Niemeyer

As formas de Oscar Niemeyer inspirou também o ambiente criado pela designer Marli Assis. Como protagonista da cena, a poltrona alta com banqueta, primeira peça criada pelo arquiteto, foi evidenciada na vitrine decorada. “Niemeyer tem em sua marca os traços curvos, que o diferencia de tantos outros. Por isso, abusamos da sinuosidade para manter o estilo”, explica Marli. Para complementar, muitas cores e uma iluminação especial que dá ainda mais destaque à poltrona. 


Sala de Jantar por Ricardo Lopez – Inspiração Giusepe Scapinelli

“Scapinelli é um clássico que se lembra de ser moderno”, segundo definição de 1950 de uma importante revista de decoração brasileira, na qual o designer também foi colunista. Os móveis de Scapinelli estão muito além dos pés-palitos que estão em várias de suas peças.  Linhas sinuosas e futuristas contrastam com os metais e as madeiras nobres brasileiras que adorava escolher para produzir suas ideias. “Isso foi inspirador, fiz essa mistura também em meu ambiente. Criei um sob um conceito urbano, com materiais frios, como pedras e metais, porém contrastei com cores fortes, texturas e muita geometria”, declarou o designer de interiores responsável pelo ambiente Sala de Jantar/Estar, Ricardo Lopez.
  

Sala de Estar por Barbara Dundes – Inspiração Sérgio Rodrigues

Sérgio Rodrigues foi o arquiteto e designer carioca que descontraiu a casa e a maneira de sentar, quebrando a rigidez do estilo pé palito ao criar sua famosa Poltrona Mole, em 1957. Esta peça foi a inspiração da arquiteta Barbara Dundes para projetar seu espaço Modernista, que teve como referência a Brasília dos Anos 50. “O objeto de inspiração escolhido (Poltrona Mole) leva em conta a influência da época na arquitetura e no design, os chamados anos dourados, como ficou conhecida a década de 1950. Momento do modernismo em ascensão e exercendo em Brasília suas formas orgânicas e minimalistas”, declarou Barbara. O ambiente privilegia o que foi marcante na construção e estilo da Capital Federal nos anos 50, como o uso cores terrosas, primárias e também do monocromático ressaltado com o cimento queimado, o vidro, a madeira e o couro.


Vitrine, Gleice Cantero (Cantero Arquitetos Associados) – Inspiração Mies van der Rohe

“Menos é mais” é um dos termos que melhor refletem a filosofia da Bauhaus. E foi pensando nessa frase que Gleice Cantero montou seu ambiente, guiada pela criação de um dos professores da vanguardista escola de arquitetura: Mies van der Rohe. O arquiteto e designer alemão, que se naturalizou americano, criou a aclamada Cadeira Barcelona. “Ela tem um design simples e funcional, então pensamos em um projeto com ‘ar masculino’. Ficou elegante sem precisar de tantos objetos de decoração”, explica Gleice.

Serviço:

Mostra Ícones do Design

de 25/11/2015 a 25/02/2016

Local: Full House

Av. Goiás, 164 - Santo Antônio, 
São Caetano do Sul – SP
(11) 4226 7100


Hall Social por Cláudia Hypolito – Inspiração Jorge Zalszupin

Sala de Estar por Barbara Dundes – Inspiração Sérgio Rodrigues

Sala de Estar por Elaine Delegredo et Luciana Corrêa – Inspiração Charles Eames

Sala de Jantar por Ricardo Lopez – Inspiração Giusepe Scapinelli

Vitrine, Marli Assis – Inspiração Oscar Niemeyer

Vitrine, Gleice Cantero (Cantero Arquitetos Associados) – Inspiração Mies van der Rohe



FÉLICITATIONS & SUCCÈS !!!




Nenhum comentário:

Postar um comentário