sábado, 12 de novembro de 2016

♥ 12º Festival de Cinema Italiano no Brasil faz Grande Homenagem a Marcello Mastroianni ♥ SP ♥



Ícone do cinema clássico, ator terá trajetória relembrada 
a partir de 14 de novembro


Marcello Mastroianni


Programação contemporânea do Festival também já está confirmada: 
de 24/11 a 30/11 em cinemas de São Paulo


O mais consagrado Festival de Cinema Italiano do país chega a sua 12ª edição em 2016. Como já é tradição no evento, que visa homenagear o cinema clássico e celebrar o contemporâneo, para dar início às festividades, a trajetória de um dos maiores nomes da filmografia italiana será relembrada este ano: a do ator Marcello Mastroianni (1924-1996).

Com realização da Câmara Ítalo-Brasileira de Comércio (Italcam) e apoio do Istituto Italiano di Cultura de São Paulo (IIC-SP), o Ciclo de Homenagens a Marcello Mastroianni acontece em duas etapas: a primeira, no Museu da Imagem e do Som (MIS), em novembro, com entrada franca. A segunda, na Caixa Belas Artes, em dezembro.

Para reviver os grandes e inesquecíveis momentos do ator e galã, que acumulou em seu currículo mais de 140 filmes em quase 50 anos de carreira, a homenagem a Mastroianni abrangerá tanto a exibição de seus filmes, quanto de fotografias sobre sua carreira.

O MIS receberá a homenagem ao ator entre 14 a 20 de novembro, com entrada franca. Além das imagens da mostra fotográfica, entram em cartaz sete filmes:  O Belo Antonio, de Mauro Bolognini, Matrimônio à Italiana, de Vittorio De Sica, A Noite, de Michelangelo Antonioni, Um Dia Muito Especial, de Ettore Scola, Os Companheiros, de Mario Monicelli, Casanova 70, de Mario Monicelli e Allonsanfan, de Paolo e Vittorio Taviani. Do drama à comédia, a ideia do 12º Festival de Cinema Italiano – Ciclo de Homenagens a Marcello Mastroianni é mostrar a versatilidade de um dos maiores atores de todos os tempos.

Já a Caixa Belas Artes trará o evento dedicado ao Melhor Ator italiano de todos os tempos de 1º a 7 de dezembro.  Nessa data, a figura de Mastroianni estará em fotos ao lado de rostos como o da atriz Sophia Loren ou o do diretor Federico Fellini. O local também exibirá filmes inesquecíveis do galã.

Para comentar sobre a carreira do homenageado, o evento traz a crítica italiana Cristina Colet, especializada na vida e obra de Marcello Mastroianni. Colet estará presente no coquetel de abertura do ciclo em 14 de novembro, no MIS, onde baterá um papo com o público antes da exibição do filme Um Dia Muito Especial.




        12º FESTIVAL DE CINEMA ITALIANO NO BRASIL – MOSTRA CONTEMPORÂNEA

Dando continuidade à programação do 12º Festival de Cinema Italiano, os cinéfilos também já podem anotar na agenda a data da Festa de Abertura da Mostra Contemporânea: 21 de novembro, no Auditório Ibirapuera, em São Paulo.

Os 16 filmes do evento contemplam o melhor da produção cinematográfica italiana dos anos de 2015 e 2016 e são todos inéditos no Brasil. Ficam em cartaz entre 24  a 30 de novembro em São Paulo, no Cine Caixa Belas Artes e na Unibes Cultural, além de outros locais a serem confirmados.




À NE PAS MANQUER !!!



Nenhum comentário:

Postar um comentário