sábado, 26 de novembro de 2016

♥ Estreia literária de Valéria Leal mistura realidade e ficção no universo da perícia criminal brasileira ♥




Indícios. Sotaques. Vozes. Imagens borradas, indistinguíveis ao olhar leigo. Para a perita forense  Isadora Romanesky, tudo isso se transforma sem mistérios num quadro muito nítido.  E assim os crimes vão sendo desvendados.



O Crime por um Fio surgiu da uma sólida experiência na área da Perícia da fonoaudióloga Valéria Leal, que decidiu transformar alguns dos mais importantes casos policiais dos últimos anos em relatos emocionantes, do ponto de vista de uma perita. Casos reais, relatos ficcionais.

A glamorosa, elegante e corajosa Isadora trabalha para a fictícia Agência Nacional de Inteligência, órgão com sede no Rio de Janeiro. Como seu contraponto nas narrativas com jeito de thriller policial está o jornalista investigativo Beto Lopez, repórter do Jornal da Manhã. 

Nas tramas policiais, os dois profissionais buscam, em comum, a verdade e justiça. A obra inspirada em casos reais e destaca o papel da ciência forense nos crimes cometidos em todo canto - da favela ao Planalto Central do Brasil. 

Beto representa ali o faro da imprensa e seu papel na busca de uma sociedade mais justa. Ele é um incansável investigador, enfrentando os perigos da profissão de jornalista investigativo numa sociedade cada vez mais intolerante e violenta. A luta contra a impunidade se torna o principal combustível nos casos que envolvem o poder do narcotráfico, das organizações criminosas e da corrupção de governos locais. Pelo menos na ficção, nenhum crime ficará sem resposta.




A origem

Filha de jornalista – Manuel Leal, assassinado pelas denúncias de desvio de verba pública e de obras superfaturadas numa cidade do interior da Bahia [1] – Valéria viu o assunto virar pauta na sua vida da autora há oito anos, quando iniciou uma formação em perícia forense. A experiência de observar o trabalho de peritos forenses em diversos casos criminais e a realizar perícias originou o desejo de narrar histórias com finais surpreendentes.

O prefácio tem as palavras do jornalista Ricardo Trotti, diretor executivo da SIP - Sociedade Interamericana de Imprensa -, órgão que combate exaustivamente a impunidade nos casos de violência contra profissionais da imprensa.  “A obsessão pela verdade e a justiça são dois elementos que me fascinam nos contos de Valéria Leal. O CRIME POR UM FIO constrói uma ficção real, dolorosa e desesperada, como o clima de violência e corrupção que envolve uma sociedade e descreve uma impressionante similitude de caráter, conhecimentos e destreza que precisa possuir quer um perito forense, quer um jornalista para fazer um trabalho de investigação eficiente, com a esperança de construir uma sociedade melhor”


[1] Ele, e outros milhares de jornalistas, têm seus nomes estampados no Newseum, museu da imprensa em Washington, num memorial em homenagem aos jornalistas assassinados no exercício da profissão.




Valéria Leal, nascida em São Paulo, é fonoaudióloga graduada na PUC-SP, especialista em voz e perita forense de vestígios em arquivos digitais. É também consultora em Comunicação Humana com experiência em Análise Perceptivo-Auditiva e Acústica dos Padrões de Voz, Fala e Linguagem. É membro do Conselho Técnico Científico da Acadeffor — Academia Brasileira de Fonoaudiologia Forense — e certificada em workshop com o expert Paul Ekman Group em Microexpressions Expert Level, que deu origem à série Lie to Me.

Desenvolveu estudos de aperfeiçoamento na Universidade do Arizona, Universidade de Indianapolis, nos EUA, e na British Columbia, em Vancouver—Canadá. Membro do LEVA — Law Enforcement Emergency Service and Video Association.
Site: www.valerialeal.com
​​



Serviço

O CRIME POR UM FIO
​Autora:  Valéria Leal

Editora:​Chiado
​Paginas: 120 pp
​Valor: R$ 32​,00​
​​Vendas online Livraria Saraiva, Cultura, da Travessa

Lançamento no Rio: Quarta, 07/12, a partir das 19h
Livraria da Travessa do Barra Shopping
Av. das Américas, 4666, 220
Barra da Tijuca / Rio de Janeiro
21 2430-8100


À NE PAS MANQUER !!!



Nenhum comentário:

Postar um comentário