quinta-feira, 22 de setembro de 2016

24/09 ♥ Curso: Implantação, Implementação e Adequação à NR32 – contemplando PGRSS, Anexo II da NR32 e Laudo Ambiental ♥ SP ♥




Curso: Implantação,  Implementação e Adequação à NR32 – contemplando PGRSS, Anexo II da NR32 e Laudo Ambiental


Adequação física, estrutural e funcional, PGRSS, Laudo Ambiental, PPRA, PCMSO e Anexo III da NR32 = PPRA-MAPE – com a complementação Radiações Ionizantes na NR 32.

SOBRE A NR32:  NORMA TRABALHISTA DE CUMPRIMENTO OBRIGATÓRIO PARA TODOS OS ESTABELECIMENTOS DE SERVIÇOS DE SAÚDE

A NR 32 - 1º Norma Regulamentadora para Serviços Saúde, estabelece requisitos para implementação de medidas de proteção todos os profissionais que atuam na Área de Saúde.


SOBRE O CURSO: O Curso oferece aos participantes embasamento para adequação dos estabelecimentos às exigências da NR32 e Anexo III em suas conformidades físicas, estruturais e pessoais, orienta na formatação do PPRA - MAPE, no Mapa de Risco - MAPE, na formação da comissão do Anexo III, na elaboração do PGRSS, assim como nos treinamentos e capacitações obrigatórios.

FORMATAÇÃO DO CURSO: Aula presencial de 8 horas com apresentação técnica e orientação de procedimentos. Esclarecimento de dúvidas. Formação de grupo de apoio para os que se interessarem em manter contato posterior.

Será entregue um CD com todo material técnico necessário para que o profissional possa aplicar e consultar em seus trabalhos. É um material que aperfeiçoamos e atualizamos constantemente assim como algumas aulas importantes que são ministradas em outros cursos específicos. Material compilado por especialistas com o intuito de auxiliar o profissional em seu dia a dia. Abaixo apresentaremos alguns dos materiais que constam do CD.

O curso foi criado e formatado por profissionais da área de saúde , meio ambiente e segurança do trabalho, altamente experientes, habilitados, capacitados e atuantes na área.

NOTA: Dada a importância do tema,  estaremos disponibilizando no CD técnico de nosso curso a palestra:  Radiações Ionizantes na NR 32, ministrado pelo Prof. Dr. Robson Spinelli Gomes – Diretor Técnico da Fundacentro  - realizada em 13/08/2015.  

A DIRETORIA DA CMQV AGRADECE A FUNDACENTRO E EM ESPECIAL AO DR. ROBSON POR AUTORIZAR ESSA DISPONIBILIZAÇÃO

PUBLICO ALVO: Engenheiros e Técnicos de Segurança do Trabalho, Médicos e Enfermeiras do Trabalho, Higienistas Ocupacionais, Farmacêuticos, Biólogos, Biomédicos, Técnicos Ambientais, Dentistas, Psicólogos, Veterinários, Administradores, Recursos Humanos, Gestores de Risco, Advogados, demais profissionais e empresários.


IMPORTÂNCIA DO CURSO:

1 -   Cumprimento legal obrigatório para todos os estabelecimentos de serviços de saúde (EAS)

2 -   Formação de multiplicadores para a adequação legal dos EAS


OBJETIVO DO CURSO:

1 - FORMAR MULTIPLICADORES - Orientação, treinamento e capacitação de profissionais de Saúde, Meio Ambiente e Segurança do Trabalho, para atender as demandas de EAS (Estabelecimentos de Serviços de Saúde) que buscam no mercado profissionais capacitados para elaboração dos documentos correspondes a prevenção na área da Saúde com a implementação da NR 32 e a elaboração do PGRSS.

2 - Orientação aos empresários que atuam em serviços de saúde

3 - Orientação aos fornecedores de materiais para serviços de saúde

4 - Orientação aos profissionais que atuam em serviços de saúde

5 - Dar esclarecimentos legais técnicos  e auxiliar na elaboração prática e documental:

* Esclarecimento dos objetivos gerais da NR32, PGRSS, plano PPRA-MAPE e Laudo Ambiental
* Orientação sobre a constituição Gestora do PGRSS e Plano PPRA-MAPE
* Orientação e formatação do Mapa de Risco - MAPE
* Orientação e formatação do PGRSS-MAPE
* Relatos, registros, planilhamentos e consolidações das informações de acidentes ocorridos
* Planejamento e Implementação dos Dados Estatísticos
* Montagem do POP-Prev  =  POPs de prevenção com base nas legislações e 
* Ferramentas de implantação para o acompanhamento das adequações - checklists
* Desenvolvimento de Formulários – documentação

*Auxiliar os profissionais desde as bases mais elementares até o apoio a profissionais especializados
* Avaliação da eficácia do plano implantado
* Apresentação completa operacional e documental

*Oferecer aos alunos um material didático que poderá utilizar futuramente em todos os trabalhos correlacionados a área de gestão dos Riscos e Resíduos – Biológicos e Químicos.


JUSTIFICATIVA DO CURSO: 

Os estabelecimentos, assim como os fornecedores para estabelecimentos de serviços de saúde precisam estar em conformidade legal.
Adequação obrigatória às normas da ANVISA – RDC 306, CONAMA - 358 e Ministério do Trabalho- NR32 e Anexo III.

Os problemas enfrentados pelos profissionais do setor da saúde, como a falta de cultura à prevenção e a falta de informação legal deflagra os altos índices de registros de acidentes apresentados pelo setor nos últimos levantamentos realizados pelo Ministério da Previdência Social (MPS).

Essa falta de informação aponta também resulta nos altos índices de inconformidade legal gerando multas e altos índices de absenteísmo.

A saúde ocupa o 1º lugar no ranking de registros de acidentes (MPS), mesmo com a ineficiência dos processos de notificação. (principalmente no tocante aos acidentes com riscos-biológicos)


CONTEÚDO PROGRAMÁTICO: 

O CONTEUDO PROGRAMÁTICO DEVERÁ SOFRER ALTERAÇÕES PELA RESOLUÇÃO DA CONSULTA PUBLICA DA RDC 306


1 - Introdução Geral

• Noções de gestão integrada e análise de risco
• Noções de legislações na saúde, meio ambiente e segurança do trabalho
• Apresentação geral das NRs

2 - Apresentação Orientada da NR 32

• dimensionamento e análise de riscos segundo a NR32

3 - Apresentação Orientada do Anexo III da NR 32 • especificações e cumprimento

4 - Capítulo Especial  - Resíduos - Apresentação orientada para elaboração, montagem e documentação do PGRSS

5 - Formatação e atividade da comissão gestora - Avaliação, Reconhecimento, Controle, Procedimento para Exposições Acidentais Prevenção - Adequação do Mapa de Risco - MAPE, PPRA em conformidade com a  NR32 - elaboração do PPRA – MAPE, Laudo Ambiental

6 - Disposições Gerais sobre a NR 32 e Anexo III - Check lists – procedimentos operacionais, montagem de indicadores e padronização de documentos.

7 - Processo interativo - discussão e apresentação de casos em andamento com explanação de dificuldades operacionais para orientação e soluções.

8 - Aproveitamos para informar também que  dada a importância do tema,  estaremos disponibilizando no CD técnico de nosso curso a palestra:  Radiações Ionizantes na NR 32, ministrado pelo Prof. Dr. Robson Spinelli Gomes – Diretor Técnico da Fundacentro.

A DIRETORIA DA CMQV AGRADECE A FUNDACENTRO E EM ESPECIAL AO DR. ROBSON POR AUTORIZAR ESSA DISPONIBILIZAÇÃO


DOCENTE 

Dra. Celia Corrêa Bento Wada
Farmacêutica - bioquímica (USP) 

Especialização em Análises Clínicas (SNPC), Energia Nuclear (CNEM), Ecologia (OSEC). Pós graduação em Administração e Gestão Hospitalar (Fac. Hoyler), Medicina Preventiva baseada em Evidência ( ABMAE), História da Arte (FAAP). Mestranda em Gestão de Recursos Hídricos e Auditoria Ambiental (FUNIBER). Cursos de extensão nas área de gestão ambiental , infecção hospitalar, gerenciamento de risco, CIPA, arquitetura hospitalar, gestão ambiental em áreas de mananciais, meio ambiente e negócios, análises clínicas , imunologia, microbiologia, citologia oncótica, gestão ambiental, gestão de resíduos, gestão de riscos, análise de sustentabilidade, créditos de carbono, gestão de áreas impactadas, perícia ambiental, políticas de resíduos(nacional de federal), EIA/RIMA/RAP, políticas públicas. Consultora de sustentabilidade do SINCEP, Consultora de Sustentabilidade da ASE All Safety Ergonomics, Diretora Executiva da A1 Consultores Associados, Presidente do Comitê do Meio Ambiente da Câmara Ítalo Brasileira de Comércio de São Paulo, Membro fundador da ABMAE – Academia Brasileira de Medicina Anti-Envelhecimento , Ex- Presidente da comissão de Proteção Ambiental do Rotary Club Aeroporto, Presidente do Comitê do Meio Ambiente da Câmara de Comércio da China, Presidente e fundadora da CMQV – Câmara Multidisciplinar de Qualidade de Vida, Coordenadora do Projeto Ambiental Reconstruindo um Mundo Melhor da CMQV e IBEA, Coordenadora do Grupo Ambiental da ABMAE – (meio ambiente no anti-envelhecimento ).Coordenadora do LABFAR – CTRQB – Comissão de Apoio a Riscos Químicos e Biológicos da UNIFAR –( União Farmacêutica do estado de São Paulo). Atuação na área ambiental clínica / hospitalar desde 1987. Publicação de artigos técnicos em portais, revistas especializadas técnico-científicas de saúde e meio ambiente, participação em projetos de leis estaduais , municipais e federais, entre outras participações
- Autora do capítulo: Capítulo 24 – "Gestão Ambiental de Resíduos nos Serviços de Saúde" 
do livro : Farmácia Clínica e Atenção Farmacêutica - livro editado pela equipe da Universidade de São Paulo - editado pela editora Guanabara Koogan - novembro 2007 
- Autora do livro: Arte e o SER Mulher 
- Autora do livro: Equilíbrio e Qualidade de Vida


INFORMAÇÕES ADMINISTRATIVAS COMPLEMENTARES

Local: São Paulo - Auditório do HOSPITAL EMILIO RIBAS
Av. Dr. Arnaldo, 165 - Pacaembu, São Paulo - SP, 01246-900

Data e Horário:
Data: 24/09/2016
Horário: das 08:00 às 18:00 horas
Cidade: São Paulo SP

Outras Informações e Dúvidas:

Administrativas - Elaine  (12) 3954 0070 -  eventos@cmqv.org 
Técnicas – Dra. Célia  Wada  - celia@consultevida.com.br 

Inscrições: http://goo.gl/rwPxVt

À NE PAS MANQUER !!!


FÉLICITATIONS & SUCCÈS !!!



Nenhum comentário:

Postar um comentário