sexta-feira, 16 de setembro de 2016

♥ Cheff Junior Costa ♥ Finger Food ♥ Um estilo, uma tendência... ♥



Aproveite essa pérola da gastronomia, moderna e sofisticada




Vamos deixar a etiqueta à mesa de lado e comer com as mãos. O Finger Food é uma tendência que veio para ficar. Muito apreciado por exibir comidas em pequenas porções, ou em miniaturas, realizadas com a arte culinária, permite que o cardápio seja provado em pé. Traduzido do Inglês “Finger Food” é comida para se comer com os dedos.






Segundo o Cheff curitibano Junior Costa, condecorado como Bispo da Gastronomia Mundial pela ONU e Brasão de Ouro da Gastronomia pela Câmara Brasileira de Turismo, teve início, em 1989, no Brasil, a cozinha miniatura quando o Chef francês Paul Bocuse, dentro da cozinha do Chef Laurent Suaudeau iniciou a produção e a servir comidas em pequenas quantidades com requintes especiais.

Paul Bocuse levou o formato para a França e as comidas ficaram ainda menores que as porções francesas. Então surgiu o Finger Food, primeiro no Brasil, após na França e se espalhou para diversos países.





E qual a diferença do Finger Food para os tradicionais canapés ?
O Cheff Junior Costa explica que existe uma diferença entre canapés e Finger Food. O canapé é uma entrada servida com uma base que pode ser torradas, tarteletes e o Finger Food em recipientes, na porção de uma mordida, que muitas vezes não necessita talheres.

As criações são infinitas, podem ser como entradas frias e quentes até mesmo como prato principal frio e prato principal quente a exemplo de bobó de camarão, escondidinho, casquinha de siri e muitas outras variedades.




Não são todas as pessoas que podem preparar Finger Food. Se você quer ter a experiência tem que saber cozinhar como os Chefs, possuir técnicas específicas e saber as combinações exatas de sabores e ingredientes.

Só de eventos vive o Finger Food ?
Não ! Uma curiosidade que o Cheff Junior Costa nos apresenta é o Finger Food em restaurantes com a Cozinha de Tempos. Isso mesmo, Cozinha de Tempos, em que cada tempo ou etapa pode ser composto por Finger Foods como por exemplo.

A cada tempo 3 pratos, salgados frios no primeiro tempo, no segundo tempo são servidos os quentes, terceiro tempo sorbets e ainda quarto tempo com sobremesas, tudo harmonizado com bons vinhos.

Nos eventos com Finger Food faz-se um pré preparo, ou mise em place (termo francês), dispondo todos os ingredientes e utensílios para no dia seguinte iniciar o preparo de fato.




Para a apresentação pode-se utilizar copinhos, colheres em que a mini porção é colocada, palitos de bambu, tridentes, cestinhas de legumes, panelinhas de cerâmica e pequenos garfos descartáveis com as comidinhas já espetadas.

Todo esse cuidado no preparo, a combinação de sabores, texturas e visual artístico torna o Finger Food uma opção moderna, prática e chique para as recepções e eventos. Prepare-se para ir a um novo nível de sabores e qualidade. E que tal para nós, uma opção para não borrar ou tirar o batom na hora de comer ? É só se servir e degustar em uma única porção !



Junior Costa
Chef Consultor em Gastronomia
Chef  Executivo de Cozinha
Eventos, Festivais e Workshops
Consultor em Gastronomia
(41)  9677 - 9486
(41)  9290 - 9486



BON APPÉTIT !!!



Nenhum comentário:

Postar um comentário